O Cor de Tangerina  é um projeto que tem como objectivo primordial a participação activa no Desenvolvimento Sustentável que iniciou em Agosto de 2006.

A nossa actividade estende-se em várias frentes. Por um lado, proporcionamos a venda directa de produtos de Comércio Justo e de Agricultura Biológica. Por outro lado, facultamos o serviço de restaurante/cafetaria/ pastelaria na vertente ovo-lacto-vegetariana, dando primazia à utilização de produtos naturais promovendo assim uma atitude mais solidária e abrangente nos caminhos da sustentabilidade. Em simultâneo, apostamos cada vez mais em espaços de aprendizagem, dentro e fora do nosso espaço, de forma a promover competências educativas em torno da natureza, alimentação e criatividade.

Apostamos em cada prato o nosso maior empenho criativo e a subtil ousadia de quem, através dos aromas e cheiros, viaja.

Estamos situados no coração da cidade de Guimarães, no topo da colina sagrada, bem em frente ao Castelo de Guimarães. 

Sejam todos bem vindos!

COR DE TANGERINA IS A PROJECT THAT BEGAN IN AUGUST 2006. ITS PRIMARY OBJECTIVE IS AN ACTIVE PARTICIPATION IN SUSTAINABLE DEVELOPMENT.

Our activity extends on several fronts. On the one hand, we provide direct sales of fair trade and organic farming products. On the other hand, we provide the service of lacto-ovo vegetarian restaurant / cafe / pastry, giving priority to the use of natural products, thus promoting a more cohesive and comprehensive approach in the ways of sustainability. Simultaneously, in order to promote creativity and educational skills around the nature, we bet on learning spaces, inside and outside of our place.

We trend to put in each dish our greatest creativity and boldness of those who, through the scents and smells, travel.

We are situated in the heart of the city of Guimarães, on top of the sacred hill, right in front of Guimarães Castle.

 

Welcome, everyone!


A nossa equipe / our team

Os gomos da Tangerina são fundamentais na sua dedicação e empenho no projeto. Temos vindo a colaborar ao longo dos anos com as mais diversas áreas profissionais e voluntariado, de forma a contribuir para um projeto multidisciplinar mais completo.

 

Neste momento o equipe compõe-se com:

Àlvaro Dinis Mendes

Álvaro Dinis Mendes (Dir. Executivo e Chef de Cozinha)

Natural de Guimarães, decidido a devorar o mundo à mordida. Embaixador da comida vegetariana, trabalha criativamente os produtos biológicos e locais, de forma a potenciar a naturalidade e expressão de cada alimento. Desde jovem que trabalha na pastelaria/padaria,sendo estes pilares de aprendizagem importantes até hoje. Há uma década que integra o restaurante Cor de Tangerina (Guimarães) do qual foi um dos fundadores, é o director actual e chef de cozinha.

Chef e membro fundador do SlowFood Porto, pretende seduzir pela comida as bocas mais exigentes e cépticas e lançar-se na curva vertiginosa da experimentação gastronómica constante.

Comer é para ele um acto de amor e partilha, através do qual procura o equilíbrio dentro do ruído dos tempos modernos.

Liliana Duarte

Liliana Duarte (Coordenadora do Projeto Educativo e Sub chef)

Menina e moça de 26 anos, latina, portuguesa, minhota, vimaranense, pessoa. Recheada de células e todas essas pequenas coisas que não se vêem mas nos compõe e transformam. É exatamente isso, tão isso, que a caracteriza: os pequenos detalhes que ao longo da sua vida e experiência vão colorindo o seu percurso profissional. Educadora Social de base, licenciada pelo Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação, aperfeiçoou as artes da padaria/cozinha/pastelaria nos últimos 3 anos na cozinha-laboratório da Cor de Tangerina e é colaboradora há quase 10 anos do Projeto, do qual é filha e mãe. Filha pela inspiração e conhecimentos que foi adquirindo; mãe pela capacidade de criar e cuidar a cada etapa. Aprofundou várias áreas do conhecimento mas as ciências da educação e sociais juntamente com o ambiente/alimentação são as que mais tem harmonizado. Começou com uma contribuição pontual de voluntária e, a pouco e pouco, promoveu o desenvolvimento do Serviço Educativo / formativo. É  actualmente e juntamente com o Chef Álvaro Mendes, coordenadora do Projeto Cor de Tangerina nas suas diversas vertentes.

Viveu e trabalhou no México e trouxe consigo um pouco mais do picante para a vida, para a comida e para o pensamento. Este ingrediente, ousado e atrevido, flexibiliza as diferentes nuances desta casa-de-histórias-comestíveis: provoca, questiona, reformula com vista a um maior equilíbrio.  “Somos do tamanho da nossa coragem”, refere com um sorriso.

 

Eduardo Gonçalves (Chefe de sala)

Eduardo Gonçalves

Natural do Porto mas dividido entre Guimarães e Cabeceiras de Basto, começou a sua caminhada pelo mundo da restauração e cozinha numa casa de Turismo de Habitação, pertencente aos avós e situado em Celorico de Basto. Ambicioso por evoluir e aprender mais sobre o atendimento ao público e cozinha, decidiu ingressar na equipa da Cor de Tangerina (onde colabora há 5 anos) e conseguiu  que os seus objectivos fossem realizados. Gosta de "espalhar a magia", como costuma brincar e fazer os clientes sentirem que esta é, também, a sua casa. É o actual chefe de sala e, entre outras funções, enriquece esta casa-projeto tão carinhosamente.

 

Estagiarios e colaboradores:

Alicja Kropidlowska

Estagiarios e colaboradores:

Alicja Kropidlowska

André Mendes

Ângela Castro

Carlos Miranda

Célia Mendes

Diogo Rainha

João Pereira

Maria Fernandes

Pedro Miguel Mendes

Sara Castro

Sandra Pimenta

Tiago Carvalho

 

 

 

 

VIDA QUOTIDIANA DO NOSSO RESTAURANTE/ EVERYDAY LIFE OF OUR RESTAURANT